Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Sociedade unipessoal de advocacia deve ter tratamento tributário de pessoa jurídica

Publicado por Giani Cezimbra
há 4 anos

Na Solução de consulta nº 88, publicada em 29 de junho desse ano, a Receita Federal reconheceu que, em relação aos tributos federais, a sociedade unipessoal de advocacia, devidamente constituída e registrada na OAB, deve ter o mesmo tratamento tributário conferido às demais pessoas jurídicas.

Como fundamento, ao considerar as alterações promovidas pela Lei nº 13.247/16 ao Estatuto da Advocacia e da OAB, verifica-se que abre a possibilidade para que essa espécie de empresa individual tenha suas receitas tributadas como pessoa jurídica, vez que, nos termos do artigo 40 do Código Civil, inciso II c/c artigo 45 do mesmo diploma, são pessoas jurídicas as sociedades desde a inscrição do seu ato constitutivo no respectivo registro.

Desde a alteração do Estatuto se discute o regime de tributação aplicável à sociedade unipessoal, que inicialmente, embora enquadrada no Simples Nacional (LC 123,2006), encontrava dificuldades por não haver o código específico para a modalidade societária, o que inviabilizava o DBE. Após diversos problemas e judicialização da demanda, foi pacificado o enquadramento, com a geração de código específico pela Comissão Nacional de Classificação.

Na maioria dos casos, a constituição de sociedade unipessoal representa uma grande economia para o advogado, que deixa de recolher (até) 27,5% sobre sua renda a título de imposto de renda, além da contribuição previdenciária obrigatória, para ser tributado em apenas 4,5% sobre a receita, já contabilizados impostos federais, estaduais e municipais, para rendimentos de até R$180.000,00/ano.

Publicado em: www.advogarcometica.com

  • Sobre o autorAdvogada
  • Publicações15
  • Seguidores5
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações95
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sociedade-unipessoal-de-advocacia-deve-ter-tratamento-tributario-de-pessoa-juridica/879896136

Informações relacionadas

Brenda Licia, Advogado
Modeloshá 3 anos

Modelo - Contrato Social de Sociedade Individual de Advocacia

OAB - Seccional Pernambuco
Notíciashá 8 anos

Sociedades Unipessoais de Advogados têm direito ao Regime Tributário do Simples Nacional

Mmedeiros Advocacia, Bacharel em Direito
Artigoshá 5 anos

Direito Civil Parte Geral

Jus Petições, Estudante de Direito
Modeloshá 3 anos

[Modelo] Ato Constitutivo de Sociedade individual de Advocacia

Artigoshá 4 anos

Direito Civil: Personalidade Jurídica

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)