Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024

OAB deve ser submetida à fiscalização do Tribunal de Contas da União, diz PGR

Publicado por Giani Cezimbra
há 4 anos

Tema bem polêmico, que fomenta debates entre instituições há anos, ganha novo capítulo na defesa da fiscalização das contas da OAB pelo TCU: Augusto Aras, procurador-geral da República, manifestou-se nos autos do RE 1.182.189/BA, no qual o MPF requer a reforma de decisão do TRF-1 que determinou que a Ordem dos Advogados do Brasil não está obrigada a prestar contas, reiterando a posição da PGR de que apesar de a OAB não fazer parte da administração pública, este exerce competências públicas, e por isso deve ser submetida à fiscalização do Tribunal de Contas.

O Recurso Extraordinário tem relatoria do Min. Marco Aurélio, repercussão geral reconhecida e, até o momento, segue sem data para julgamento. Na manifestação, Aras pontua que o TCU tem a "missão de zelar pela regularidade no uso dos recursos públicos e de salvaguardar o erário de prejuízos, incidindo sua atuação sobre qualquer pessoa ou instituição que lide com recursos públicos ou que contribua com o prejuízo ao erário", e que, apesar da Ordem ser entidade sui generis, por decisão da Suprema Corte, o desenho institucional evidenciado pela legislação constitucional e infraconstitucional, pela doutrina e pela jurisprudência do Supremo Tribunal Federal demonstra que o fato desta não ter natureza autárquica é insuficiente para subtrair a OAB do dever de prestação de contas ao Tribunal de Contas da União, lembrando que ela constitui serviço público e goza de imunidade tributária total em relação a seus bens, rendas e serviços (art. 45, § 5º, EAOAB).

A OAB, por outro lado, alega que possui autonomia e independência funcional e que, sendo entidade sui generis, não está submetida a controle pela Corte de Contas, embora tenha personalidade jurídica de Direito Público. Ao fim da manifestação, a PGR opina pelo provimento do RE, sugerindo a fixação da seguinte tese: "A Ordem dos Advogados do Brasil submete-se à fiscalização pelo Tribunal de Contas da União".

  • Sobre o autorAdvogada
  • Publicações15
  • Seguidores5
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações97
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/oab-deve-ser-submetida-a-fiscalizacao-do-tribunal-de-contas-da-uniao-diz-pgr/858202134

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)